quarta-feira, novembro 15, 2006

"Doce de Leite" ou Leite Condensado Cozido

Como cozinhar Lata de Leite Condensado?

É possível cozinhar a lata de leite condensado numa panela de pressão, com um pouco de água, durante 30 a 40 Min a partir do momento que em que água entrar em ebulição.

Ou na Bimby! Para isso introduzindo o cesto, a lata dentro do cesto, cubra a lata com água e programe 45 a 60 Min Temp.Varoma Vel. 1 , dependendo do ponto que deseja para o seu doce de leite.

Para o conhecido "doce de leite" brasileiro, opte pelos 60 Min na Bimby ou 1h na panela de pressão.

Tenha atenção e deixe arrefecer a lata durante aproximadamente 12 horas.

Quer uma Dica?
Aproveite os 45 Min de cozedura, e em simultâneo cozinhe um pudim no recipiente Varoma!
Pode optar pelo toucinho do céu, pudim de leite, abade de priscos, ou qualquer outro que se coze em banho-maria... Vai ver que é muito mais económico que faze-los no forno e aproveita para as 2 coisas!

11 comentários:

Anónimo disse...

Pois é eu ultimamente tenho pensado nesta questão de colocar a lata dentro da Bimby, mas tenho medo?!!!sinceramente nunca cozi leite condensado na vida, mas um dia destes tenho k me atrever...continue com o seu Blog por favor...Beijos

Anónimo disse...

Pois pode cozer a lata. Garanto que não explode, e o doce fica simplesmente maravilhoso. É só ter o cuidado de não abrir quente, esperando as 12 horas...

Anónimo disse...

tbm se explodir nao é grave. Para a proxima toma-se mais cuidado.

Anónimo disse...

Olá preciso de ajuda.Tentei fazer queijo fresco, não vou contar o resultado,LOL.Sabem me dizer que coalho utilizar e onde comprar?

Anónimo disse...

Como faco pra cozinhar a lata sem panela de pressao e sem Bimby?

Anónimo disse...

Como faco pra cozinhar a lata sem panela de pressao e sem Bimby?

Unknown disse...

Tenho a mesma dúvida do Anônimo:
Como faço pra cozinhar a lata sem panela de pressão e sem Bimby?

Aliás, o que é Bimby?

ilovebimby disse...

Itauã,

Para cozinhar o leite condensado em lata pode uma panela de pressão baixa introduzir uma a 4latas sem rótulo fechadas, de forma a ficaram dispostas na vertical, bem assentes no fundo. Adicione um pouco de água de forma a cobrir 1/2 das latas e fechar devidamente a tama da panela de pessão.
Espere levantar fervura até que comece a apitar, então diminua a intensidade da chama e deixe ferver por 1,30h pelo menos.
Antes de abrir a panela de pressão apague o lume e aguarde calmamente até todo o vapor escapar pelo orifício do apito. Qdo já não sair qualquer brisa do orificio, então com cuidado destrave a tampa, retire as latas e deixe decansar por 12horas antes de abri-las.

"Bimby" é como a "Thermomix" é conhecida em Itália e Portugal. Trata-se de um equipamento comercializado pela Vorwerk, para agilizar e ajudar na confecção de sumos, sobremesas, pastelaria e refeições em geral.
Recordo que tudo o que faz com a bimby pode faze-lo sem ela, obtendo "quase" o mesmo resultado, mas igualmente bom.

Beikokinhas gulosas e volte sempre.

Anónimo disse...

Também pode comprar o leite condensado já cozido, vende-se em latas.

Anónimo disse...

se po doce explodir e perigoso sim - aconteceu na minha casa uma vez e quase explodiu no rosto do meu pai. Por isso tenho medo de usar a panela de pressao. Pensei que tinha que esperar menos tempo p/ abris, mas e mesmo 12 horas?? Credo muito tempo.

Unknown disse...

Esperar 12 horas pra abrir?? Acho que nao eh necessario tudo isso...
Eh so resfriar a lata com agua fria... abri minha lata depois de 10 minutos resfriando.
eu acabei de fazer uma lata, deixei cozinhar 1 hora e nao ficou no ponto que eu queria..queria ele bem escurinhoo...