segunda-feira, novembro 06, 2006

Tender a Massa

A melhor massa de tender não é esta da fotografia(Massa Rústica) , mas sim a Massa Tenra, que por ser uma massa lêveda é muito mais macia.

Mas esta é a que eu tinha feito... então fica aqui a uma primeira introdução ao tema para inspirar o João.

Após confecionar a massa é aconselhavel que deixe-a descansar.
Se usar sal grosso, durante o processo de descanso poderão surgir manchas brancas. Não há problema, trata-se do sal a derreter e fundir com a massa.


A forma mais frequente de esticar a massa é povilhando farinha sobre a pedra ou bancada de trabalho.
Eu prefiro utilizar um tapete de silicone ou esticar uma faixa de película aderente sobre a bancada. Desta forma podemos esticar a massa atingindo uma espessura mais fina, e quando desejamos trasferi-la, movemos o conjunto e lentamente separamos a película ou tapete sem correr o risco de parti-la.

Utilizando um rolo tradicional de cozinha enfarinhado, povilhe levemente a massa e estique até atingir a espessura desejada.
Se desejar, enrole a massa sobre o rolo para ajudar a transporta-la para a tarteira, ou utilize a técnica descrita no parágrafo superior.


Para ser mais prático, poderá usar um pequeno rolo auxiliar e esticar a massa directamente na forma.

Ou ainda, faze-lo directamente com as mãos sempre ou com a base de uma colher sempre que a massa tenha uma quantidade superior de gordura.



Para as bases feitas com farinha simples é conveniente perfurar ligeiramente a superfície, evitando assim que a mesma enfole. Utilize um garfo para esse efeito.



Posteriormente tenciono voltar a este assunto, aprofundando-o melhor.

4 comentários:

Carla disse...

Acho interessante colocares este tipo de coisas aqui pois isto por vezes suscita dúvidas...

eugenia disse...

Que bom que explicas isto tudo tão bem explicadinho porque são dicas muito boas,P.Ex. eu tinha algumas dificuldades neste processo de tender as massas e agora já entendi melhor.
Gracias!!!!

maria disse...

Que dicas tão boas, mesmo para me tirar as dúvidas do passado fim-de-semana, em relação à massa de uma quiche. Obrigada pelas ideias!
Onde é que poderei arranjar um rolo daqueles pequenos?

ilovebimby disse...

Olá Maria,

Este comprei na Pollux.
Mas encontra-se noutras lojas de artigos de cozinha rolos como este e parecidos com extremidades de dimensões distintas.

Beijokinhas gulosas